Introdução | Problema
Sabemos que tanques e reservatórios de água de concreto precisam ser resistentes e duráveis. Principalmente quando falamos em Estações de Tratamento, armazenamento e distribuição de água, onde a capacidade necessária exige grandes estruturas e a abrangência dos danos, em caso de problemas, é bem maior.
Entretanto, há um problema recorrente e que muitas vezes não é identificado e/ou prevenido da forma correta: fissuras e vazamentos aparecem ao longo do tempo se não for impermeabilizado corretamente.
Então, com a pressão da água, essas fissuras continuam crescendo e podem gerar o rompimento do reservatório. Basta fazer uma rápida pesquisa na web para encontrar diversos casos que têm acontecido ultimamente por falta de manutenção preventiva e corretiva nesses casos.
O resultado? Prejuízos materiais e financeiros, risco de vida e segurança tanto para os trabalhadores quanto para a população e comprometimento do abastecimento de água até reestruturação da situação.
Certo, e como é possível transformar essa realidade? Quer ver um exemplo?
Você pode se interessar também: Preservar o futuro já no hoje: tecnologia para os desafios em estações de tratamento de efluentes
Case de Sucesso | Cetrel (BA)
Na unidade da Cetrel (BA), um reservatório de água desmineralizada apresentava problemas de fissuras e descamação do substrato de concreto. Isso estava comprometendo a qualidade da água e a integridade da estrutura. O tanque já possuía um revestimento que suportou 7-8 anos, mas ele começou a soltar e o restante foi arrancado para que o substrato fosse tratado e recebesse um novo impermeabilizante: o Revestimento Protetivo de Alta Performance Marema.
Clique aqui e veja o vídeo no qual contamos um pouco mais sobre esse case de sucesso!
![]() Reservatório de água de concreto em processo de aplicação de Revestimento Protetivo em Poliureia Marema Coatings |
![]() Reservatório de água de concreto em processo de aplicação de Revestimento Protetivo em Poliureia Marema Coatings ![]() Reservatório de Água de Concreto em processo de aplicação de Revestimento Protetivo em Poliureia Marema Coatings |
Especificamos a aplicação do revestimento de alta performance para uma área de 1400m². Além de evitar a formação de limo e lodo, aplicado na base, nas paredes, no teto e nos pilares do reservatório, a impermeabilização teve como finalidade evitar a depreciação precoce e o vazamento do conteúdo do tanque, garantir a segurança dos trabalhadores, da comunidade e do meio ambiente.
Solução?
Os Revestimentos Protetivos de Alta Performance em Poliureia Marema Coatings são aplicados em spray à quente por uma máquina proporcionadora de alta pressão e com equipes especializadas. Um produto WEG somado a alta performance e know-how de aplicação das nossas equipes.
São revestimentos elastoméricos de alta resistência! Por isso, acompanham a dilatação e contração que o concreto realiza naturalmente conforme as variações de temperatura e pressão sem rachar, descascar ou fissurar. Dessa forma, impermeabilizam 100% o substrato! Além disso, de cura rápida e sem emendas, garantem o prolongamento da vida útil dos reservatórios.
O processo completo de aplicação segue etapas importantíssimas para seu sucesso:
- Inspeção do substrato para descrição dos processos corretivos e preparatórios de substrato.
- Preparação do substrato: consiste no reparo dos ninhos de concretagem, fissuras, concreto descamando e limpeza para garantir a aderência do revestimento.
- Primer e revestimento especificado: aplicação do primer e do revestimento em poliureia com cor, espessura e aditivos especificados para cada situação.
- Inspeção de qualidade e liberação para uso em poucas horas.
E então, você está pronto para transformar a sua realidade também?
Entre em contato com a gente!