Introdução
Impermeabilização.
Uma das etapas mais difíceis de especificar em um projeto. Ainda mais quando sabemos que é onde menos se investe por não ser visível depois da conclusão da obra e pela falta de cuidado com o bem-estar dos clientes depois dos 5 anos de garantia oferecidos pelas construtoras.
Por isso, a escolha do revestimento impermeabilizante adequado e resistente é tão importante. Os revestimentos protetivos em Poliureia podem ser a sua escolha ideal e a NBR 9575 concorda com a gente. Que tal saber mais sobre eles e o como podemos facilitar o seu dia a dia?
Projeto de impermeabilização?
As etapas de um excelente projeto de impermeabilização estão especificados na NBR 9575 para diversos tipos de estruturas, como lajes, edifícios, pontes e reservatórios.
Os resultados da falta de um projeto adequado ou especificação de paliativo de menor durabilidade são facilmente identificados com um olhar rápido para as fissuras, mofo, degradação do substrato, percolação de água e problemas estruturais pouco tempo depois da conclusão da obra.
Então, além do grande prejuízo econômico para a recuperação e resolução do problema, agressão ao substrato original, significativa perda de materiais, a segurança e saúde das pessoas fica vulnerável.
Revestimento em Poliureia especificado na NBR 9575
A NBR 9575 classifica e estabelece requisitos para os materiais de impermeabilização em diversos substratos que devem ser previstos no projeto de impermeabilização de todas as obras. Os revestimentos em Poliureia estão citados na categoria de impermeabilizantes poliméricos e o processo de aplicação deve seguir as orientações da norma.
E quanto à dilatação do concreto?
Sabemos que o concreto trabalha.
Sua dilatação varia de acordo com as intempéries climáticas, mas é no período da noite que ocorre maior dilatação. Por isso, nossos revestimentos em poliureia, 100% impermeáveis, não são rígidos. A capacidade de alongamento e resistência ao rasgo acompanha a dilatação do substrato evitando o rompimento do revestimento e garantindo que a água não percole através dele e resulte em todos os problemas citados acima.
Ainda, temos tecnologia específica para tratar as juntas de dilatação, uma região que requer maior cuidado, permitindo que ela trabalhe livremente sem afetar a capacidade impermeabilizante e de resistência do revestimento.
Qual a resistência e durabilidade dos nossos revestimentos em Poliureia?
A membrana de revestimento que se forma através da aplicação em spray com máquina proporcionadora de alta pressão é altamente resistente ao rasgo, ao alongamento (+ de 400%) com memória de retorno, à abrasão, tração e completamente impermeável.
Essa camada de revestimento é sólida e monolítica, ou seja, não possui emendas e adere 100% no substrato. Além disso, não agrega peso na estrutura e é resistente aos raios UV. Caso haja necessidade, o reparo é feito apenas na área afetada.
E é claro que, a durabilidade se estende muito além dos 5 anos de garantia oferecidos pela construtora. Nós oferecemos a você 10 anos. Ou seja, sem dor de cabeça para as construtoras e para os usuários do espaço.
Ah, também temos nossa própria ABNT NBR 16545 que especifica os requisitos de desempenho de poliureia e híbrido de poliureia/poliuretano aplicados com alta espessura.
Eu não tenho uma janela de execução muito flexível, e agora?
Não se preocupe!
O processo é rápido, com Tack Free em segundos e cura total em 24h.
Dessa forma, seu cronograma de obra é otimizado!
Mas precisamos avisar que….
Poliureias NÃO são todas iguais. O sucesso da aplicação desses revestimentos está diretamente ligado, além de outros fatores, à técnica e manuseio da pistola pelo aplicador. Aplicar Poliureia exige bom conhecimento sobre cada etapa que envolve o processo de aplicação, desde o preparo do substrato até a inspeção final. Também, claro, a qualidade do produto e características específicas destacadas no boletim técnico para cada situação.
Sabendo de tudo isso, você quer conversar mais conosco e transformar sua realidade?