Este artigo possui direitos autorais sobre todas as imagens e conteúdo exclusivo Marema Coatings. Nenhuma reprodução sem autorização será permitida.
Confira, ao longo deste artigo, imagens de todos os processos, incluindo do substrato recuperado com a aplicação de um revestimento adequado que atende a todas as exigências pré estabelecidas. Gostaria de ter acesso ao vídeo desta aplicação? Clique aqui.
Introdução
Muitas vezes, o fundamental acaba sendo encarado como secundário e percebe-se a sua real importância quando os resultados são convertidos em grandes custos e em proporções relativamente grandes, forçando-o a realmente sair da sua zona de conforto. E o custo pago por isso, geralmente é alto.
Quando é feito um projeto, a impermeabilização deve estar na lista de prioridades. E vamos abordar os porquês a seguir.
Por quê?
A falta de uma impermeabilização adequada, como visto na imagem de capa deste artigo, resultará em trabalho duro, grandes prejuízos econômicos para a recuperação do substrato original, além de que:
- pode prejudicar tanto a alvenaria como a armadura da construção (enfraquece)
- apresentar rachaduras
- problemas com as juntas de dilatação
- a umidade gera mofos
- coloca em xeque a saúde e segurança de quem ali habita
- grandes prejuízos com a recuperação do substrato original
Tanto a alvenaria como a armadura da construção (1)
As intempéries climáticas e problemas com a má preparação de uma junta de dilatação, resultará em rachaduras (2), fissuras no concreto. Com isso, a água percolará, degradando o concreto até chegar nas armaduras. O contato da água com o metal provocará corrosão, e, dessa forma, enfraquecimento de toda a estrutura e avanço da água para o restante da construção, gerando também mofos (4), colocando a segurança e a saúde de quem ali habita, em xeque (5).
No estudo de engenharia pode-se concluir que o concreto trabalha e sua dilatação (5) varia de acordo com as temperaturas climáticas. Um estudo feito por nossa equipe de especialistas Marema Coatings – e se fizerem testes, também chegarão a essas conclusões- constatou que à noite a dilatação será menor que durante o dia. E isso, também deve ser observado na hora de escolher um impermeabilizante adequado. Dá para concordar de que ele não poderá ser rígido? Sem um alongamento adequado, o revestimento usado não acompanhará a dilatação necessária e acabará se rompendo, abrindo novamente as portas para percolação da água e todas as consequências citadas acima. Como foi o caso das imagens abaixo:
Grandes prejuízos com a recuperação do substrato original (6)
Além de trabalho duro, agressão ao substrato original, grande energia gasta por parte dos colaboradores para recuperar o concreto ao invés de investir em atividades que de fato trazem resultados construtivos para a organização, e grandes custos que poderiam ter sido evitados se, no início, tivesse sido colocado na lista de prioridades de investimento.
Recuperação do substrato
Diante disso, o que o mercado oferta para solucionar esses problemas ou mesmo, e ainda melhor, evitá-los?
A tecnologia dos revestimentos protetivos em alta performance é considerada atualmente uma das mais recentes tecnologias que fornecerá propriedades físicas mais altas quando se trata de resistência à abrasão, corrosão e solução mais adequada para, como neste caso, impermeabilização.
Antes de apresentar as características desses revestimentos, chamamos atenção para mais um detalhe
O sucesso da aplicação dos revestimentos de alta performance, está diretamente ligado – além de suas excelentes propriedades de formulação- à técnica. Aplicar um revestimento de alta performance exige um bom conhecimento sobre cada situação que é colocada, as condições nas quais o substrato se encontra – se está apto ou não a aplicar e o que fazer caso não esteja preparado- ao tipo de leque de pistola e ao manuseio do aplicador com a pistola. No mercado atualmente, é muito difundido de que é fácil e prático aplicar esse sistema, porém, com mais de 20 anos de know how que este mercado nos proporciona a cada dia, afirmamos que para obter alta performance, não é qualquer um que sai aplicando.
Confira abaixo, tabelas comparativas de um dos nossos revestimentos de alta performance X manta asfáltica:
Mais alguns dos benefícios da Poliureia QS PP 350:
- Sua aderência ao substrato é total, sem emendas e com cura extremamente rápida.
- Não aumenta o peso próprio da laje a ser recuperada
- Rapidez na aplicação
- Sistema moldado in loco facilitando a execução de detalhes
- Todas as juntas da laje ficam por baixo do revestimento, eliminando o risco
- de infiltrações, concebendo maior desempenho e performance, além de excelente acabamento
- Alta performance nas juntas de dilatação
- Caso haja necessidade, pode ser reaplicado sem danificar o substrato original
Produto com boas propriedades + equipe de alta performance = impermeabilização efetiva
Confira abaixo, o resultado da laje de hidrelétrica:
Laje totalmente recuperada e aplicada com o Revestimento Protetivo em Poliureia QS PP 350. Aplicação feita por equipe de alta performance Marema Coatings.